Cerca de 83% dos profissionais de Relações Públicas que trabalham em agências de comunicação europeias dizem-se optimistas quanto ao próximo ano de 2010.Esta é uma das conclusões do estudo European Communication Monitor 2009, que será apresentado este mês e que é resultado de uma investigação realizada em 34 países sobre Communication Management e Relações Públicas e que envolveu 1.850 profissionais do sector.Outras conclusões do mesmo estudo apontam para, ao nível da orientação estratégica definida pelas empresas, 84,8% dos consultores terem o foco no apoio aos objectivos definidos pelas empresas através de planeamento e execução de políticas de comunicação, mas apenas 60,7% dos profissionais se sentirem responsáveis para definir os objectivos estratégicos das empresas com que trabalham. Outra conclusão referente aos profissionais de Relações Públicas aponta para que 73% se digam levados a sério pelo quadro dirigente das empresas com quem trabalham e 64,4% estejam envolvidos no processo de tomada de decisões e planeamento estratégico.As áreas estratégicas são também tidas em conta no estudo, onde se observa que ligar a estratégia de negócio com a comunicação (47,3%) e lidar com a evolução digital e web social (45%) são as principais preocupações dos inquiridos, observando-se a sua tradução directa na atenção conferida à comunicação online (20,2%) e nas relações com media online (31,5%).Já no que diz respeito ao impacto da recessão nas organizações: 65,5% (joint stock), 63,7% (privadas) e 61,7% (não-lucrativo) afirmam ser necessário focalizar-se em assuntos e stakeholders mais relevantes e 57,1% (joint stock), 50,6% (privadas) e 35% (não-lucrativas) reduzirem custos.O estudo explora ainda áreas como a crise mediática, trends na Comunicação Interna, salários e competências, entre outros temas.O estudo tem a direcção científica Ansgar Zerfass, professor da Universidade de Leipzig, e a organização da European Public Relations Education and Research Association (EUPRERA), com o apoio da Cision, da European Association of Communication Directors (EACD) e da Communication Director Magazine.
Fonte: Briefing
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