segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Marcas perdem 90 milhões com Selecção fora do Mundial


E se a Selecção Nacional não for apurada para o Mundial? No campo das marcas há um
potencial de 90 milhões de euros em jogo. Este é o montante, em números redondos, do
retorno mediático que os patrocinadores da "equipa das quinas" podem deixar de ganhar.
Lucia Crespo
lcrespo@negocios.pt
E se a Selecção Nacional não for apurada para o Mundial? No campo das marcas há
um potencial de 90 milhões de euros em jogo. Este é o montante, em números
redondos, do retorno mediático que os patrocinadores da "equipa das quinas" podem
deixar de ganhar.
No campeonato do "marketing", um patrocinador principal, como a Sagres, pode
perder um retorno entre 14 e 17 milhões de euros se a Selecção falhar o
apuramento. Esta estimativa da Cision, empresa de monitorização e valorização de marcas, foi
calculada com base no retorno efectivo alcançado pelos patrocinadores da Selecção Nacional no
Europeu 2004, Mundial 2006 e Europeu 2008.
Como se chega aos 90 milhões? Pela exposição das marcas na comunicação social. Ao aparecerem
coladas às camisolas dos jogadores, no "papel de parede" das salas de imprensa, nas bancadas, entre
outros suportes, os patrocinadores conquistam, nos "media", um espaço que, a custos de tabela de
publicidade dos meios, ascenderia aos tais 90 milhões.


In Jornal de Negócios.pt - 13-11-2009

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